Como escrever a história da sua empresa?

A História de uma empresa bem escrita pode atrair clientes, investidores e funcionários em potencial.

A história da evolução da sua empresa pode parecer pouco inspiradora para você, mas pode desempenhar um papel importante na construção de confiança e respeito. Cada empresa foi moldada por momentos de inspiração, perseverança, coragem ou sorte. A história da sua empresa deve apresentar os destaques mais convincentes de sua jornada empreendedora, junto com conquistas significativas, como patentes ou grandes vitórias.

Você deve incluir seu histórico em seu plano de negócios e manual do funcionário por exemplo, e na página “sobre nós” do seu site. Algumas empresas escrevem um livro sobre sua história corporativa, que é apresentado aos funcionários e a outras pessoas em ocasiões especiais. A mensagem por trás de seus marcos corporativos pode até se tornar um pilar fundamental de sua marca.

O que deve incluir a história da sua empresa?

Embora os detalhes da história de sua empresa sejam exclusivos de sua empresa, existem quatro elementos principais que toda história de empresa deve incluir:

  • Por que sua empresa foi fundada;
  • Um breve perfil dos fundadores;
  • Principais pontos de mudança na vida da sua empresa;
  • Eventos divertidos e inspiradores que ocorreram ao longo do caminho;

Como escrever?

Leia história de outras empresas, não copie, leia e se inspire. Seu texto pode, inclusive, ter pontos em comum, que irão facilitar sua escrita.

Explore os destaques da sua empresa.

Você deixou uma marca em seu setor com um produto inovador ou uma nova reviravolta em um conceito antigo? Explique as realizações de sua empresa no contexto da história de seu setor.

Extraia memórias.

Dê vida à história incluindo “causos” de funcionários e clientes que existiam quando sua empresa estava apenas começando. Pergunte a essas pessoas se você pode entrevistá-las sobre suas experiências.

Crie uma linha do tempo.

Depois de reunir seus fatos históricos, registre cada evento em uma linha do tempo.

Fotografe!

Use fotos para ilustrar a história da sua empresa. Inclua retratos e fotografias antigas dos fundadores e tire fotos dos funcionários de hoje enquanto trabalham. Enquanto você está nisso, tire fotos de documentos históricos e outros artefatos corporativos, eles também ajudam a contar sua história.

Dicas para escrever a história de uma empresa de sucesso

A história da sua empresa pode servir como uma ferramenta de marketing. Há algumas coisas que devemos e não devemos fazer ao escrever a história da empresa. Por exemplo, a menos que você planeje publicar um livro sobre sua empresa, não deixe sua história se estender com muitos detalhes.

Concentre-se em suas principais realizações e acrescente casos interessantes de funcionários e clientes sempre que puder. Seja honesto sobre como sua empresa chegou onde está não há problema em incluir lançamentos de produtos fracassados ​​e outros eventos menos que elogiosos, mas vincula-os a lições importantes que você ou os fundadores aprenderam que contribuíram para o sucesso posterior.

A história da sua empresa também deve dar aos leitores uma noção de sua cultura corporativa; pergunte aos funcionários se eles têm um gosto especial por certas tradições da empresa. Reveja como você comemorou os aniversários de sua empresa e outras ocasiões especiais.

É importante registrar e atualizar adequadamente a história da sua empresa com o passar do tempo. Por exemplo, mantenha um registro de onde você encontrou cada informação que espera incluir em sua história, já que você precisará consultar estas fontes enquanto estiver escrevendo. Além disso, a história de sua empresa não termina quando você conclui seu projeto de história corporativa. Mantenha um arquivo de eventos significativos para que, à medida que sua empresa cresce, você possa atualizar sua história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *